Engajar colaboradores tem sido uma tarefa cada vez mais valorizada por gestores e profissionais de RH. 

Isso porque colaboradores motivados e engajados com a empresa produzem mais e melhor, além de participar na construção de um ambiente agradável, reduzir o índice de absenteísmo e diminuir o turnover de funcionários.

Essas transformações proporcionam uma oferta de serviços e produtos com mais qualidade e melhor vinculados ao propósito da empresa.

Não é à toa que empresas de todos os segmentos e tamanhos estão investindo em ações de endomarketing, reconhecimento e valorização dos seus profissionais.

Ações que aumentam o engajamento do colaborador farão com que eles se liguem melhor à empresa, vistam a camisa, e transmitam os valores e princípios da organização.

Quer saber como engajar seus colaboradores?

A Missão RH separou 7 dicas de ações infalíveis para você! Confira:

#Dica 01: Invista na liderança

Existem pesquisas que indicam que uma liderança ruim é a principal causa de desmotivação da equipe.

Invista na capacitação e desenvolvimento de suas lideranças, formando líderes capazes de ouvir, atender, e inspirar.  A liderança deve, sempre, ser o exemplo de comportamento, engajamento e motivação.

Assim, qualquer ação que você pretender fazer na sua empresa, deve , primeiro, ser aceita e aplicada por seus líderes. Com isso, será também absorvida pelo resto da equipe.

#Dica 02: Desenvolva o sentimento de pertencimento

Você só vai se engajar com algo se você acreditar e concordar com isso, certo? Ninguém abraça um propósito ou uma ideia que seja contrária aos seus próprios valores.

Por isso, é importante que cada funcionário sinta como se o propósito da empresa seja, também, o dele.

Um sentimento de pertencimento, que faça o colaborador se sentir importante para a empresa, fará com que ele se sinta motivado em dar o seu melhor.

É o verdadeiro sentido de “vestir a camisa” da empresa, assumir para si a responsabilidade de fazer parte da construção e do sucesso do negócio.

#Dica 03: Valorize as opiniões

engajar colaboradores valorize as opiniões

Funcionários motivados são funcionários que sentem que suas ideias e opiniões são ouvidas.

Ao construir um ambiente propício para a troca de informações e sugestões, você dá voz à equipe. Além de ser uma forma de mostrar que valoriza seus colaboradores, é, também, uma oportunidade de identificar melhorias, já que ideias incríveis podem surgir com esse incentivo.

#Dica 04: Incentive o desenvolvimento pessoal

Um profissional motivado e engajado é alguém que deseja melhorar, aprender e evoluir.

Ofereça possibilidades de desenvolvimento, com cursos, treinamentos e ações de qualificação. É um investimento baixo se você considerar o retorno que poderá obter com isso: profissionais capacitados e motivados, interessados em se desenvolver para poder oferecer cada vez mais para a empresa.

Uma organização que permite o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores tende a ser uma empresa amada e respeitada.

Os profissionais, hoje em dia, dão muito mais valor para esse tipo de reconhecimento e ganho intangível, do que meramente retorno financeiro. Por isso, abra espaços para o desenvolvimento pessoal!

#Dica 05: Dê e receba feedbacks

Feedbacks são importantes para você mostrar que valoriza seu funcionário. De nada adianta você anotar as falhas e os problemas, se não der a ele a oportunidade de melhorar.

Mas feedbacks nem sempre são negativos. Assim como você pode – e deve – transformar os erros e falhas em momentos de aprendizado e crescimento, você também deve reconhecer e valorizar os acertos.

Elogie com frequência, mostre que você é grato por ter aquela pessoa na equipe. Isso servirá como uma injeção de ânimo e energia, que contagiará a todos.

Mas, atenção: não é porque você é gestor que você não precisa de feedback. Então, dê à sua equipe a oportunidade de avaliar sua atuação.

Um feedback não é algo que deva respeitar a hierarquia.

Você pode buscar metodologias como feedback 360, em que todos têm a oportunidade de dar e receber feedback entre si, permitindo que cada um cresça e evolua como pessoa e profissional – inclusive você.

#Dica 06: Estimule a autonomia

engajar colaboradores autonomia

Assim como é importante dar voz aos seus funcionários, é essencial que eles sintam que possuem independência e autonomia para desenvolver suas tarefas da forma que melhor entenderem.

Com isso, você permite, inclusive, que aconteçam evoluções e melhorias no processo.

O autogerenciamento é um assunto ainda bastante discutido nas empresas. No entanto, é notável a melhora no ambiente de trabalho e na qualidade das entregas, quando cada profissional assume para si a responsabilidade de planejar, pensar e executar as tarefas com independência.

Além de aumentar o sentimento de pertencimento e incentivar o desenvolvimento constante, melhora o engajamento do colaborador, que se sente mais confortável e valorizado em um ambiente em que é livre para pensar, falar e agir.

#Dica 07: Comunique com transparência

O colaborador, para engajar, precisa se identificar com o propósito da empresa e com sua razão de existir. Por isso, transparência nas relações e nas comunicações é essencial.

Se o colaborador entende que a empresa não é transparente ou coerente entre o que fala e o que faz, não se sentirá motivado, pois não haverá confiança.

Com isso, é a empresa quem sai perdendo. Provavelmente, terá um índice de turnover alto, sofrendo sempre com desligamentos e recontratações, investindo tempo e dinheiro em capacitações e treinamentos de equipes que acabam não durando tempo suficiente na empresa.

Comunique seus funcionários sobre o cenário da empresa, mesmo que seja um cenário de crise.

Seja honesto e transparente, e perceba como cada um, engajado com o negócio, assumirá parte da responsabilidade na busca por soluções inteligentes e eficazes.

Assim, a empresa garante sua sustentabilidade, com o envolvimento e participação de todos.

Conclusão

Engajar colaboradoras é uma tarefa difícil. Porém, é essencial para melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade das entregas, reduzir o turnover e os índices de absenteísmo.

Colaboradores engajados assumem a responsabilidade para buscar resultados positivos para a empresa, além de serem porta-voz da marca, defendendo seus valores e princípios para a sociedade.

Os gestores de todos os departamentos devem procurar ações de engajamento que auxiliem na transformação da cultura da empresa, positivamente.

O processo de seleção de funcionários deve, também, valorizar profissionais que se enquadram com o perfil da empresa, alinhados ao propósito, à cultura e ao jeito de ser da organização.

Por isso, contar com uma empresa especializada em recrutamento e seleção é essencial para garantir a contratação de pessoas que terão maiores chances de se engajar. Conheça a Missão RH e conte com profissionais especializados em recrutamento e seleção de pessoal.

E aí, o que achou das nossas dicas para engajar colaboradores? Como é, hoje, na sua empresa? Já usou alguma dessas ações? Conte nos comentários!