Inteligência emocional é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa porque pode ser um grande aliado para lidar com os desafios do cotidiano.

Neste texto, trazemos os quatro componentes principais da inteligência emocional que podem auxiliar você a se tornar um profissional ainda mais completo, eficiente e seguro de si.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que explica a habilidade de analisar, compreender e lidar com as suas próprias emoções e daqueles que estão a sua volta.

Mais do que gerenciar suas emoções, usar a inteligência emocional em diversos aspectos da sua vida facilita as percepções sobre o todo, contribui nas relações de trabalho e está totalmente ligada ao crescimento pessoal.

Os 4 Componentes da Inteligência Emocional

componentes da inteligência emocional

A Inteligência Emocional deve ser desenvolvida a partir de quatro componentes essenciais. São eles:

#1 Autoconsciência

Ser autoconsciente está intimamente ligado ao reconhecimento de si próprio. É a habilidade de ler e entender as próprias emoções e sentimentos, além de reconhecer como eles podem impactar você e o mundo ao seu redor.

#2 Consciência Social

É a habilidade de se colocar no lugar do outro tentando compreender as emoções e perspectivas. É ter um olhar empático sobre o próximo.

#3 Autogerenciamento

Saber se auto gerenciar é um desafio. É saber manter seus impulsos e vontades sob controle e também possuir capacidade de racionalizar em momentos de crise ou de situações inesperadas.

#4 Habilidade Social

É a capacidade que uma pessoa tem de motivar e inspirar os outros. Saber ouvir e se comunicar de forma clara também faz parte deste aspecto da inteligência emocional.

Conclusão

 Aceitar que todas as nossas emoções e como lidamos com elas influenciam em nossa vida é o primeiro passo para compreender a importância e a necessidade de entendê-las.

Nossas emoções – e daqueles que estão por perto – guiam muitas das nossas escolhas.

Ter inteligência emocional é saber sentir e agir de forma consciente, mais racional e inteligente. Assim, não deixa que as emoções e sentimentos administrem suas decisões e atrapalhem sua vida social e profissional.

Desenvolvendo sua Inteligência emocional você irá melhorar seus relacionamentos interpessoais, diminuirá a ansiedade, terá maior clareza na tomada de decisões, aumentará sua autoestima e confiança e irá administrar melhor o seu tempo e suas prioridades.

E aí, ficou inspirado? Deixe seu comentário contando se você já utiliza a inteligência emocional no seu dia a dia ou se tem curiosidade de saber mais. 

Quer ler outras dicas para desenvolvimento pessoal e profissional? Confira o que separamos para você: